quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O ciúme de Padres

Ontem um amigo de Rio Mau (gosto mais de ter amigos do que ter paroquianos e muito menos "espectadores de missas") veio-me pedir para ver se conseguia um sacerdote para o casar na terra da noiva, porque o Pároco local não pode. Confesso que estranhei não perguntar se eu estaria livre. Mas a maior surpresa veio depois quando me disse que o Pároco da noiva disse para eles "arranjarem" Padre e podiam ser todos menos o Padre de Rio Mau. É pena. É pena eu sentir-me a sombra de alguém ou a ameaça de alguém. É pena o ciúme doentio de algum padres. Não sou melhor que ninguém... nem quero. Quero ser eu; com os meus defeitos e as minhas virtudes (sim, pois também as tenho). Quero ser padre não à medida dos homens, mas de Jesus, da Igreja que sirvo e das Comunidades que me estão confiadas. Penso na tristeza do colega sacerdote. Eu triste? Não, rio-me e deixo andar...

8 comentários:

  1. Essa foi a melhor que já vi até hoje, de rir. melhor de partir a rir, olha agora os sacerdotes com ciumes, essa é boa hihihi, vá se rindo porque é o que esse sacerdote merece. Sofia Sá

    ResponderExcluir
  2. Para quem transmite a palavra de deus, e os seus valores, está atitude só leva à descrença dos paroquianos, mas enfim existe pessoas capazes de tudo.

    A atitude não o envergonha a si, mas a ele, portanto tristeza para quê, faz bem rir-se e deixar andar.

    Ps. Se eu fosse a noiva, iria ser mesmo voçê a casar-me, não para afronta, mas para entender que por ser diferente, não quer dizer que os valores da igreja não são transmitidos....

    ResponderExcluir
  3. Não ligue a isso! Tomaram muitos padres serem como vc. Não deixe de ser quem é, e, continue sempre assim...

    ResponderExcluir
  4. É triste que mesmo sem divulgar o nome comente sobre o assunto, deveria certamente era rezar para que Deus ilumine esse "seu colega"
    Se o exemplo dele é feio o seu é triste.

    ResponderExcluir
  5. Dona, Senhora ou menina Fátima, não sei como lhe chamar: antes de mais quero agradecer-lhe por tornar este blogue mais rico. Sim, porque as opiniões diferentes enriquecem-nos.
    Deixe que lhe coloque uma pergunta: quem lhe disse que não rezei já muitas vezes por esse e outros colegas no sacerdócio?
    Depois permita que lhe lembre que este blogue é das comunidades e pessoal, ou seja, nele estão as "comunidades e eu". O meu EU é composto por coisas boas e outras menos boas. Porque é que hei-de apenas falar das boas? Apenas descarreguei para as teclas do computador um sentimento que me invadiu no momento. Quero dizer-lhe que o exemplo feio (como lhe chama) já está por mim esquecido e perdoado. Se acha a minha atitude triste rezo para que nunca passe pelo mesmo para que as suas atitudes sejam sempre motivo de alegria. Repito: fiquei triste, mas foi pela atitude do colega e pela tristeza que ele deve sentir. Confesso que não foi minha intenção abrir uma discussão sobre quem é o feio e o triste ou sobre o entendimento dos sacerdotes. Mas se esta postagem a deixou tão incomodada e triste vou rezar para que isso passe.
    Já agora: em pleno ano sacerdotal não deixe de rezar por nós.

    ResponderExcluir
  6. Eu ja nao estranho tamanha atitude de pura mesquinhez...enfim
    Podem crer que se fosse a noiva as coisas nao iam ser bem assim, nao iam fazer exigências, nao sei, mas acho que os noivos têm direito de escolher qual o padre que querem para os casar, a igreja é da comunidade e as pessoas são livres de escolher!
    Agora digam-me, esta é mais uma das atitudes que leva ao afastamento das pessoas, queixam-se que as igrejas estão vazias, que não ha jovens a participar nas missas, e porque será?
    Eu digo, são párocos,
    como o que disse que nao queria o Padre Sandro a presidir ao tal casamento, que afastam os jovens, que não motivam e fazem sim com que os cristãos tenham que ir a outras paróquias para ouvirem a Palavra!

    ResponderExcluir
  7. Rafaela, aquilo que como Padre, mas antes disso como cristão lhe peço é que tome para si as Palavras da Sagrada Escritura que dizem "Não há nada que nos possa separar do Amor de Deus". Que nenhum Padre, que como todo o ser humano é revestido de fraqueza, como nos faz lembrar a espístola aos hebreus, te impessa de seres boa cristã e de celebrares a cada Domingo esse amor que Deus por ti.

    ResponderExcluir