sábado, 31 de outubro de 2009

Saramago / Bíblia / Igreja / Marketing e Publicidade


Várias pessoas me têm abordado no sentido de saberem a minha opinião sobre a "guerra aberta" entre o escritor Saramago e a Igreja com a Bíblia pelo meio. Resolvi, por isso, oferecer a minha opinião aqui neste espaço. Antes de mais quero dizer que todos tem direito a expressar as suas opiniões. Estas opiniões assumem dobrada importância se forem de idiotas. Os idiotas tem direito à palavra, porque é dessa forma que se manifestam e passamos a saber quem são. Se estiverem calados nunca os conheceremos. Relativamente aos comentários pouco abonatórios do Saramago acerca da Bíblia acho que se deu e dá muita importância. Conseguiu aquilo que queria: publicidade ao novo livro. Penso que a Igreja não tem de comentar tudo o que alguém diz contra si. Muito menos se deve defender, porque o silêncio, muitas vezes fala por si. Aquilo que me parece é que a Igreja, com muita pena minha, apenas fala a reboque das vozes contrárias. Aliás, e a este propósito, ainda esta semana tive uma conversa no cartório Rio Mau onde comentamos que a Igreja tem muito pouco marketing. Como há tantos departamentos dentro da Igreja, o da comunicação e imagem não deveria faltar. Isto pode parecer estúpido e até me podem acusar de estar a ir contra a liberdade de expressão, mas parece-me que a Igreja devia funcionar como as reitorias das universidades, os clubes de futebol, partidos, governo, empresas, entre outros, ao nível da comunicação. Em todos estes exemplos não é qualquer um que fala, mas estuda-se o caso para saber quem fala e o que vai dizer. A Igreja precisa de investir na imagem. Porque não publicidade, porque não marketing? Se a Igreja deve aproveitar os meios tecnológicos, penso que esse aproveitamento também deveria passar por aí. É uma simples opinão e até me poderão achar idiota.

5 comentários:

  1. A Igreja não tem marketing porque nós não vendemos produtos, nem ideias, nem vivemos da imagem. A Igreja dá-se e entrega-se à humanidade. O melhor "marketing" é a eucaristização da vida. Se cada membro da Igreja oferecer a sua vida estaremos a fazer um bom "marketing"

    ResponderExcluir
  2. Se tivermos em conta o conselho de Bento XVI quando afirma que " A cultura moderna,(...) brota - mesmo antes dos conteúdos - da própria existência de novos modos de comunicar que utilizam linguagens novas, servindo-se de novas técnicas e criando novas relações psicológicas",não é abusivo pensar nessa necessidade de "comunicar", utilizando novos métodos, novas estratégias e, sobretudo, pensando no poder enorme da comunicação e da atenção que ela deveria merecer por parte de todos os que necessitam de expandir a sua mensagem. Estou certa que Cristo deve ter sido um excelente comunicador...

    ResponderExcluir
  3. Padre Sandro, parabéns pelo blog. Sou Ricardo do 33catolico, um blog formado por leigos da Comunidade São Paulo Apóstolo ligada a Paróquia de São Gerardo.
    Concordo com o senhor plenamente, em nossa comunidade a também um consenso a esse respeito. Saramago ao arquitetar o plano de lançamento de seu livro, sabia que, não a imprensa seria, mas a sensacionalista iria causar o maior estardalhaço com sua declaração, o que realmente aconteceu. O pior é que nós católicos teríamos que abordar o assunto em nossas comunidades, paróquias e meios de comunicação como blogs e jornais, ou seja, tendo que orientar nossos amigos paroquianos infelizmente estaríamos divulgando o referido livro.
    Com relação ao marketing, creio que de uma maneira um pouco tímida, mas já está acontecendo. As paróquias já estão criando seus site e jornais muitos padres já estão com blogs e programas de rádio e TV. Nós leigos também estamos nos mobilizando tendo em vista a quantidade de blogs que já existe.
    Tenho um irmão que se ordena no próximo ano e assim como o senhor, zeloso servo de
    Deus é difícil engolir palavras tão duras contra a Igreja, mas lembre-se que isso sempre parte de pessoas sem escrúpulos. Para nos confortar Jesus já deixou bem claro que somente a Deus cabe o julgamento.
    Nós do 33catolico gostamos muito do seu blog e para que mais pessoas da comunidade possam acessá-lo vamos incluir em nossa relação de favoritos. Se o senhor permitir e sem pretensão alguma gostaríamos de dar uma sugestão: o fundo preto com texto branco cansa um pouco a vista.
    Fique com Deus e continue o bom trabalho.
    http://33catolico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. 33catolico: antes de mais deixem que partilhe convosco a imensa alegria que sinto por saber que passam por aqui e que gostam deste blogue. Saber que mesmo tão longe estamos tão perto sabe sempre bem.
    Quanto ao pedido que me fazem, claro que me podem incluir nos vossos favoritos. A sugestão que me fazem acerca do fundo preto, confesso que é o que mais me agrada. No entanto procurei junto de alguns amigos saber a opinião deles e foi unânime que gostam como está. Vou deixar ficar assim e só mudarei a imagem quando este blogue fizer o 1º aniversário. Obrigado pela sugestão e desejo que fiquem todos bem.

    ResponderExcluir
  5. Caro Bracara: concordo consigo quanto à eucaristização da vida. Ela não é fácil, mas quando acontece concordo que o testemunho vale mais que qualquer palavra ou imagem. No entanto, continuo a pensar que isso não chega. A forma de estar e de ser das pessoas, principalmente as mais novas, faz com que o testemunho não chegue. Por isso, penso que mais poderia ser feito neste campo. Porque é que, então, há cartazes para uma semana santa, conferências de imprensa e publicidade nos jornais? Porque não fazer isso noutros campos da vida da Igreja? Veja-se o exemplo do Presépio ao vivo da Comunidade de Priscos, fizeram, e muito bem, uma conferência de imprensa. Termino frisando que é simplesmente uma opinião minha. Tentemos todos eucaristizar a vida.

    ResponderExcluir