quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Mães, esposas e profissionais a tempo inteiro

Li esta semana que um estudo feito pela revista americana Works diz que as mulheres portuguesas são as que mais trabalham dentro do triângulo EMPREGO-CASA-FILHOS. Quando li isto confesso que não fiquei surpreendido. Não fiquei por 2 motivos. Primeiro, porque conheço a realidade de outros países onde a mães podem não trabalhar uma tarde para estarem com os filhos, que nessa tarde não tem escola. Todos os patrões são obrigados a dispensar as mulheres para tal. Segundo, porque quando li isto lembrei-me logo da minha mãe e de outras tantas mulheres que são incansáveis. Costumo dizer que a minha mãe é uma santa. Santa pelo que é e pelo que faz. Vejo-a como o modelo do que é ser profissional (nunca faltou 1 dia ao trabalho em toda a sua vida) do que é ser mãe e da forma como cuida da casa e da família. É impressionante como as mulheres conseguem ser tanta coisa ao mesmo tempo e fazer tanta coisa ao mesmo tempo. São mães, esposas, profissionais e ainda tem as lides de casa. E então se pensar quem são as catequistas, as zeladoras, quem trabalha em prol da comunidade, são quase todas essas mulheres. Cheias de canseiras e trabalhos, mas tem sempre tempo para ajudar e estar ao serviço.
Que as mulheres tenham sempre esta atitude de serviço, mas que nós, homens, pais, maridos ou filhos, atenuemos tantos sacrifícios que as mulheres fazem.

Este estudo pode ser motivo de orgulho para nós pela grandeza das mulheres portuguesas, mas pode ser o contrário, pela provável preguiça ou desleixo de muitos maridos e filhos. Que cada um faça a sua análise, a sua reflexão.

2 comentários:

  1. É isso mesmo padre, quantos casamentos não se desfazem pelo desinteresse dos maridos, pais e filhos, que de tão habituados se esquecem de como as mulheres se multiplicam, para dar conta de tudo. Eu falo por experiência própria, infelizmente.
    maria

    ResponderExcluir
  2. Pode crer... É o amor mais altruísta que conheço. Falo como filha porque não sou mãe.

    Santo Natal

    ResponderExcluir