terça-feira, 22 de junho de 2010

Funerais de quem morre em Lares

Ao longo dos últimos anos tem acontecido, com alguma frequência, ter de presidir a celebrações de exéquias (funerais) de idosos utentes de lares. Em Moure, em S. Mamede de Escariz e em Rio Mau já aconteceu aquilo que vou partilhar e o sentimento que me invade nesses momentos e agora.
São idosos que viveram os últimos da sua vida em Lares do Concelho de Vila Verde. Os seus funerais decorreram normalmente e provavelmente ninguém encontrou neles nada de anormal. Eu encontrei. E isso deixa-me triste, revoltado e pensativo. Quando morre algum idoso no lar em Moure, a Instituição manda fazer uma Coroa, as funcionárias e Direcção vão ao funeral e mesmo que o funeral não seja em Moure já tem acontecido até eu presidir nas outras comunidades. Isto tudo para dizer o quê? Por favor, não me interpretem mal, pois não sou melhor que ninguém, mas não posso calar a minha revolta por muitos desse idosos que estão noutros lares não tem ninguém desses lares no seu funeral. Nem direcções, nem funcionárias... nada. É triste. É lamentável. Tenho uma vontade enorme de dizer mais coisas a este propósito. Peço desculpa, mas não posso. Deixo à vossa reflexão e consideração.

Um comentário:

  1. Tem razão! É verdade e é triste. Os idosos são marginalizados por uma sociedade desumanizada. Obrigada pelo reparo. Também assim se evangeliza...

    ResponderExcluir