quarta-feira, 1 de julho de 2009

Dinheiro = felicidade?

Divulgado a semana passada num estudo, fiquei a saber que 33,6% dos Portugueses vivem com dificuldades para ter o essencial. Este essencial foi conderado a luz, a água, o pão e habitação. A percentagem de 66,3% não tem possibilidades de passar férias no estrangeiro. Até aqui nada de novo. O mesmo estudo revela que 7 em cada 10 portugueses é feliz. O que para mim merece ser destacado é que é revelado que 100% dos suecos tem o essencial e 100% pode gozar férias no estrangeiro. O mais surpreendente é que apenas 3 em cada 10 suecos é feliz.
Face a este números surgem-me dois pensamentos em forma de pergunta:


1. A riqueza é um perigo para a felicidade; o que vive com menos consegue ser mais feliz?


2. Os portugueses contentem-se com pouco; basta uma boa novela e bom futebol?


As resposta fica à vossa consideração. Mas permitam-me que partilhe a experiência vivida esta segunda e terça feira numa aldeia do Concelho de Vimioso (Trás dos Montes). Uma aldeia com pouco mais de 50 casas habitadas por idosos. Reina a tranquilidade e amizade entre todos. Não fecham as potras de casa e onde entra come-se e bebe-se. Tive momentos agradáveis. Confesso que a viola acompanhada por boa comida e boa bebida ajudaram. Fiquei espantado com a alegria e felicidade daquela gente. Sabem viver. Apenas querem que não lhes falte o essencial. "Quem quis mais do que isso emigrou. Só ficamos cá nós". É certo que não podemos viver todos assim. Numa altura de crise e que as famílias começam a ter de reduzir despesas mudando até hábitos de vida, deixo este registo. Podemos ter de ser 1 daqueles 7 portugueses que são felizes mesmo vivendo em dificuldade.

3 comentários:

  1. Sim Sim Sim, tudo isto vai de acordo com o meu sentido de viver, para mim o dinheiro ajuda na felicidade das pessoas mas também destrói, por isso é mesmo melhor viver com o essencial e ser Feliz.
    Acho que o dinheiro não vale nada comparando com a Felicidade.
    Por isso eu sugiro não se "matem" pelo dinheiro, mas "matem-se " para serem felizes.
    Sofia Sá

    ResponderExcluir
  2. :Pode-se ter tudo na vida,mas não há nada que pague,um coração sereno e tranquilo, embora muita gente não acredite!eu costumo dizer:vivo tão bem com muito,como com pouco,claro que estou a falar de dinheiro.

    ResponderExcluir
  3. Estimada ou estimado TMMMS, permita-me que contribua com uma "deixa" que costumo aplicar quando me perguntam "como vai a vida?". Respondo que se estivesse melhor estragava-se.
    Penso que com muitos de nós assim acontecia.

    ResponderExcluir