Há dias conheci um colega padre, Pároco de 13 Paróquias no concelho de Vimioso. Entre dois dedos de conversa confesso que eu mais parecia um jornalista. A quantidade de perguntas que lhe fiz foi tão grande que grande parte da conversa foram respostas suas à minha curiosidade. É um meio pouco conhecido para mim e as perguntas eram muitas. Tinha curiosidade como se trabalha pastoralmente num meio daqueles. Entre as respostas às minhas perguntas marcou-me um episódio que aconteceu a este colega. Ele é umjovem padre de 30 anos de idade. Ele ainda não era padre… Tinha sido ordenado Diácono havia poucos dias e um amigo padre pediu-lhe que o fosse substituir num funeral pois ele estava ausente da paróquia. Disponibilizou-se e preparou a homilia.
Chegado à Igreja paroquial, diz que entrou timidamente e encontrou apenas duas pessoas no interior da igreja junto dos restos mortais daquela pessoa. Passou por elas e foi para a sacristia paramentar-se.
Quando iniciou a cerimónia, qual não foi o seu espanto que apenas estavam aquelas mesmas duas pessoas.
No final da Missa, veio a saber que aquelas duas pessoas eram da agência funerária e por isso até teve de pegar ao caixão.
Quando iniciou a cerimónia, qual não foi o seu espanto que apenas estavam aquelas mesmas duas pessoas.
No final da Missa, veio a saber que aquelas duas pessoas eram da agência funerária e por isso até teve de pegar ao caixão.
No momento em que me contou isto sorrimos os dois e os episódios continuaram. Nem tive tempo para pensar. Chegado às minhas Paróquias dei comigo a pensar muita coisa. Cheguei às 18 horas, porque às 19 horas tinha um funeral em Escariz, S. Mamede. Foi no fim de funeral que pensei neste episódio do funeral. É possível alguém, no dia do seu funeral ter na Missa Exequial o Padre e a Funerária? É. Pergunto-me para onde caminha o homem? Onde está a solidariedade e a oração cristã? Onde vamos parar? VAMOS VER...
Pois é SR Padre, é triste não é?! é assim a vida?!onde vamos parar?!onde está,a solidariedade humana,tb eu pergunto?!vamos ter fé e não podemos desanimar, temos que ser fortes ,e continuar o nosso caminho, com esperança de um mundo melhor.
ResponderExcluirPois é Sr Padre?!onde está a solidariedade humana e a oração cristâ?!tb eu pergunto?!que mais nos irá acontecer... neste mundo de incertezas.Importa pois é, não desanimar-mos e corajosamente, continuar a nossa caminhada na terra.
ResponderExcluir