quinta-feira, 2 de julho de 2009

Parece impossível, mas foi verdade

Há dias conheci um colega padre, Pároco de 13 Paróquias no concelho de Vimioso. Entre dois dedos de conversa confesso que eu mais parecia um jornalista. A quantidade de perguntas que lhe fiz foi tão grande que grande parte da conversa foram respostas suas à minha curiosidade. É um meio pouco conhecido para mim e as perguntas eram muitas. Tinha curiosidade como se trabalha pastoralmente num meio daqueles. Entre as respostas às minhas perguntas marcou-me um episódio que aconteceu a este colega. Ele é umjovem padre de 30 anos de idade. Ele ainda não era padre… Tinha sido ordenado Diácono havia poucos dias e um amigo padre pediu-lhe que o fosse substituir num funeral pois ele estava ausente da paróquia. Disponibilizou-se e preparou a homilia.
Chegado à Igreja paroquial, diz que entrou timidamente e encontrou apenas duas pessoas no interior da igreja junto dos restos mortais daquela pessoa. Passou por elas e foi para a sacristia paramentar-se.
Quando iniciou a cerimónia, qual não foi o seu espanto que apenas estavam aquelas mesmas duas pessoas.
No final da Missa, veio a saber que aquelas duas pessoas eram da agência funerária e por isso até teve de pegar ao caixão.

No momento em que me contou isto sorrimos os dois e os episódios continuaram. Nem tive tempo para pensar. Chegado às minhas Paróquias dei comigo a pensar muita coisa. Cheguei às 18 horas, porque às 19 horas tinha um funeral em Escariz, S. Mamede. Foi no fim de funeral que pensei neste episódio do funeral. É possível alguém, no dia do seu funeral ter na Missa Exequial o Padre e a Funerária? É. Pergunto-me para onde caminha o homem? Onde está a solidariedade e a oração cristã? Onde vamos parar? VAMOS VER...

2 comentários:

  1. Pois é SR Padre, é triste não é?! é assim a vida?!onde vamos parar?!onde está,a solidariedade humana,tb eu pergunto?!vamos ter fé e não podemos desanimar, temos que ser fortes ,e continuar o nosso caminho, com esperança de um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Sr Padre?!onde está a solidariedade humana e a oração cristâ?!tb eu pergunto?!que mais nos irá acontecer... neste mundo de incertezas.Importa pois é, não desanimar-mos e corajosamente, continuar a nossa caminhada na terra.

    ResponderExcluir