terça-feira, 11 de maio de 2010

A parte que me compete

Um colibri

Por vezes na nossa vida nas mais variadas circunstâncias temos a sensação de estarmos sozinhos a remar contra a maré. Quem nunca sentiu isto? Eu já... e hoje, numa conversa, senti-me assim. Estavamos a falar a propósito da visita do Papa Bento XVI e, tristemente, ninguém falava das suas primeiras palavras aos portugueses, mas o tema de conversa era o seu crucifixo e o seu anel. Não me canso de dizer que o importante não é o mensageiro ou o palco, mas sim a mensagem. Depois a conversa passou para as mudanças da Igreja, que é uma Igreja atrasada e ferida pelos últimos casos. Perguntei-lhes quem é a Igreja? Serão apenas aqueles que ocupam os melhores acentos nas melhores Igrejas? Lembrei-me duma conversa com o meu irmão que me dizia há tempos:"Eu e tu somos Igreja e não somos pedófilos" Eu acrescentaria que sou Igreja, as minhas pequenas e humildes comunidades também são Igreja e não considero que sejamos atrasados. Podemos melhorar muito, é preciso investir não na quantidade, mas na qualidade. A mim não me preocupa nada os números que apontam (estão descritos no post abaixo) uma diminuição de praticantes. A mim o que me preocupa é a qualidade daqueles que estão. Eu sei que Jesus deixou as 99 ovelhas e foi à procura da ovelha perdida. Mas tenho a convicção que se investirmos todos na Igreja (celebrações, catequese, jovens, acção social, entre outros) dando qualidade é dessa forma que os mais afastados retomam os seus lugares.
Sei que cada comunidade pode sentir-se uma gota neste grande oceano que é a Igreja, mas cada um tem de fazer a sua parte. Partilho, pois, uma pequena história que transcreve qual deve ser a nossa atitude humana e cristã:


Um imenso incêndio arrasa a floresta. Enlouquecidos, os animais fogem cada qual para seu lado. Só um colibri, sem descanso, vai e vem continuamente do rio até ao braseiro fumegante, com uma gota de água no bico, que deposita sobre o fogo.
Um tucano de bico enorme interpela-o: "Enlouqueceste, colibri, bem vês que o que fazes não adianta nada".
"Sim, eu sei", responde o colibri, "mas estou a fazer a parte que me compete".

Um comentário:

  1. Lindo...como o colibri, se todos nós fizesse-mos a nossa parte, a vida seria muito melhor,e igreja somos todos nós. Gostei muito das palavras do Santo Padre mostrando a todos os homens o seu descontentamento e a sua tristeza em relação aos escandalos e pecados cometidos pela propria igreja, mas como diz o Srº Padre Sandro e bem, cuidado com o apontar o dedo, não vamos por tudo no mesmo saco. Bem haja

    ResponderExcluir