segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A Fé d(n)as escolas

Esta manhã, conversava com uma professora de Religião e Moral que lecciona numa das minhas comunidades. Partilhava a sua revolta, porque na nescola não a deixam fazer caminhada de advento nem colocar caretazes alusivos a este tempo, que começa no próximo domingo. Queria combater aquilo que diz ser um Natal antecipado. A conversa estendeu-se e agora que estou diante do computador apeteceu-me escrever aquilo que penso a propósito deste assunto. Veio-me à memória a dificuldade que outros professores sentem para realizar qualquer actividade com uma vertente religiosa.
O que me parece é que as nossas escolas começam a ter um ambiente pouco de humano e nada de cristão. Em algumas escolas exteriorizar a fé é expressamente proibido… viva a liberdade e laicidade!
O mais hilariante é que nessas mesmas escolas, na época do halloween (as bruxas) estiveram todas enfeitadas! Porque esta festa não é cristã e até se opõem a muitos princípios cristãos… esta sim… pode ser publicitada e vivenciada na escola, dando em alguns casos até direito a folga para actividades extra curriculares…

Nenhum comentário:

Postar um comentário