terça-feira, 28 de dezembro de 2010

No fim da Missa de Natal em Moure

Se alguém souber onde se compram estes fechos digam-se, pois há gente a precisar deles

No dia de Natal, e como é habitual, há a encenação de Natal. Em Moure, há o costume de o arauto e o anjo, após a encenação, ficarem a acolitar. No passado sábado, dia 25, só ficou a acolitar o arauto, pois, este ano, optamos por o anjos aparecer no púlpito. O púlpito não tem acesso e tivemos de colocar lá o anjo com um escadote antes da Missa. Ficou lá até a final. Chegou o momento do Pai Nosso e convidei a assembleia a dar as mãos enquanto rezavamos esta belíssima Oração. Faço-o algumas vezes e achei que o gesto vincava a nossa filiação com o Pai e a nossa irmandade. Claro que também eu e o arauto, a Mara, demos as mãos. Noutras celebrações eu e os acólitos também fazemos o mesmo, quando acontece este gesto. No fim da missa passei por um grupo de senhoras que estavam adro e não deram por mim. Ouvi isto: "O nosso Padre apanha-se ao lado duma rapariga e manda logo dar as mãos para ele também as dar a ela".

A minha vontade era parar e perguntar se a Eucaristia para elas se resumia aquilo. Confesso que até me apeteceu fazer como Jesus quando expulsou os vendedores do templo. Pegar num chicote e correr, não com as vendedoras, mas com as dadoras de palavras ridículas. Mas resolvi passar e sorrir até porque estava com pressa porque tinha hora marcada na Ermida para a última celebração do dia.

Noa 20 minutos de caminho até lá dei comigo a pensar que era mesmo Natal. É que noutras circunstâncias tinha parado e dado uma esfrega aquelas senhoras. Porque passei e sorri? Não sei. Talvez por ser Natal. Quem me dera ser assim tantas vezes. Mas nem sempre consigo. Até porque não sou nenhum saco de boxe para levar sempre porrada. Mas confesso que vou tentar passar e sorrir mais vezes.

6 comentários:

  1. as pessoas sao assim mesmo e mais nao tenhem vida propria agora pergunto o que vao fazer a missa?para pecar logo que saiem da casa de deus??

    ResponderExcluir
  2. Enfim, não vale a pena comentar o sucedido, é gente que não entende mais. Mas fica a promessa na próxima encenação (Já amanhã) rezaremos novamente o pai-nosso e daremos a mãos, porque eu respeito-o como páraco e amigo, e sei que também me respeita como cristã e amiga...

    Até amanhã!

    Ah já me esquecia.... Optimas entradas!

    ResponderExcluir
  3. Digníssimo Pároco,
    Qualquer coisa que dissesse, seria chover no molhado, logo tomou a atitude correcta.
    Bem haja e Bom Ano,

    ResponderExcluir
  4. Mas ainda há quem se preocupe com estas miudezas, Padre?
    Para palavras loucas ouvidos moucos... se não é assim é parecido:) Um sorriso, perfeito!

    ResponderExcluir
  5. Boa padre sandro, gostei, da maneira como procedeu! com certas pessoas, é a melhor coisa que se pode fazer. Força e ânimo e embora atrasados ,faço votos que tenha passado o Natal, e o Ano novo, com muita paz, muita saúde, e muita muita alegria, e que Deus Menino o ajude a cumprir a sua missão. Tudo de bom

    ResponderExcluir
  6. Ola.
    Pois, então ainda bem que fiquei no púlpito... senão seriam duas e a conversa seria outra.... S

    ResponderExcluir