quinta-feira, 23 de abril de 2009

Por favor... leiam!

Hoje li que somos o País da Europa onde se lê menos. Sessenta e tal por cento (Não fixei a percentagem precisa) dos inquiridos no último ano não pegou num livro. Fiquei triste, mas não surpreendido. Apenas fiquei surpreso pelos inquiridos não dizerem que o único livro que lhes interessa é o livro de cheques. Sim. É que hoje só se pensa o que fazer e como fazer para amanhã se ser rico. E quanto mais depressa melhor. Sabeis uma coisa? Hoje ninguém gosta de pensar, de pôr os neurónios a funcionar. Vejamos as crianças: o que gostam de fazer? Computadores, jogos, mas tudo sentados em frente a um ecran. Quem joga, hoje, xadrez, damas, etc? Poucos. Porquê? Porque é uma chatice pensar e não dá adrenalina. E a ler então é que é uma chatice. O que se aprende? Estou convencido que este é o motivo pelo qual o jovens, e não só, não sabem ler bem, escrever bem e até falar bem. Fui habituado a ler e, acreditem, fez-me a faz-me muito bem. Não é que não me interesse com o livro de cheques, também gosto de ter as minhas coisas, de passear, de gozar um pouco a vida, de me vestir como gosto, de dar prendas, da minha comodidade. Isso não é pecado. E já agora... aproveitem para pegar no livro de cheques para comprar livros. Por favor... leiam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário