sexta-feira, 7 de agosto de 2009

9º aniversário de sacerdócio





Os padres ordenados nas dioceses de Braga e Viana do Castelo no ano 2000 cumpriram, na quinta-feira, a segunda parte dos festejos que assinalavam nove anos de sacerdócio. Na semana passada organizaram o encontro os padres da cidade dos arcebispos, num parque radical, com direito a paintball, desta vez foram os do Alto Minho.

O ponto de encontro foi no Seminário de Viana do Castelo, casa que muitos dos membros deste grupo frequentaram enquanto jovens seminaristas. Pe-las 10.30 horas, missa no oratório presidida pelo padre Xavier Amado, com direito a homilia partilhada. Depois, e tal como das outras vezes, uns chutos na bola entre as equipas das duas dioceses. Pelos relatos vindos do grupo de sacerdotes, os de Braga levaram a melhor, como de costume.
Seguiu-se um almoço com direito a estadia na praia de Amorosa durante a tarde. Rumo à residência paroquial de Castelo de Neiva, em Viana, os sacerdotes prepararam o jantar. Sandro Vasconcelos, porta-voz do grupo, voltou a sublinhar a importância deste encontro. 'É sempre bom reunirmo-nos. Por vezes, não é possível juntar todo o grupo porque cada um tem o seu trabalho. Porém, conseguimos cultivar a ideia de que, uma vez por mês, o final de tarde e noite é para juntar os condiscípulos', refere.

Apesar de fazerem o seu trabalho pastoral em pontos das dioceses muito distintos, o jovem sacerdote explica que esse até pode ser um factor enriquecedor para o espírito do encontro. 'Cada um tem as suas histórias, algumas delas até engraçadas, outras nem por isso. Há sempre tema de conversa. A troca de experiências e partilha de materiais de apoio ajuda-nos no trabalho nas nossas comunidades', diz.

Deste grupo de padres ordenados nas dioceses de Braga e Via-na no ano 2000 fazem parte: Cláudio Belo, pároco de Vitorino de Piães, Navió e Poiares (Ponte de Lima); Xavier Amado, de Castelo de Neiva (Viana); António José, de S. João Baptista de Ponte da Barca, Lavradas, Bravães e Nogueira (Ponte da Barca); Carlos Castro: arciprestre de Vila Nova de Cer-veira e pároco das comunidades de Covas, Candemil, Mentrestido e Gondar; Sandro Vasconcelos, de Moure, Rio Mau e S. Mamede de Escariz (Vila Ver-de); Abel Braga, de S. Martinho de Sande e S. Lourenço de Sande (Guimarães); Victor No-gueira, de Cabanelas e S. Martinho de Escariz (V. Verde); Eugénio Dantas, de Campos, No- gueira, Cornes e Sapardos (Cerveira); Victor Rodrigo, padre em Riba d'Ave e Pedome (Vila Nova de Famalicão) e o sacerdote Rui Neiva, de Morreira, Trandeiras e Lamas (Braga).

Nenhum comentário:

Postar um comentário