sábado, 30 de outubro de 2010

Quem manda é o coração

Há muita coisa que me irrita. Por exemplo, neste momento, irrita-me o PS e o PSD. Irritam-me os políticos que colocam os interesses partidários acima dos interesses dos partidos. É assim que eu defino esta "negociata" do Orçamento de Estado. Mas vá lá que ontem já chegaram a acordo...
Mas também me irrita o olhar dos outros quando me emociono. Hoje aconteceu. Fiquei com os olhos vidrados num baptizado, porque baptizava a filha de uns pais que tinham perdido outra menina (funeral ao qual eu presidi). Lembrei-me do funeral e no sofrimento daqueles pais misturada com a alegria que estavam a sentir naquele momento do Baptizado. Olhei para a mãe, de olhos vidrados, e os meus copiaram-nos. E pronto... que hei-de fazer? Sou assim! E não posso? Há gente que tema mania de me dizer que não posso ser tão sentimental ou sensível.

Se choro num funeral (ainda aconteceu domingo passado quando nos despedíamos do António, de 48 anos) - "porque chorou?, Não pode ser tão sensível?"

Se vejo um cão abandonado e me apetece chorar - "Não pode ser assim?!"

Se me emociono num casamento de alguém ao ver a alegria deles e a emoção deles - "Não pode ser tão sentimental!"

Digam-me uma coisa: Não posso porquê? Há alguma lei que proíba um homem de chorar? Ou alguma que diga que os Padres não exteriorizar emoções? É assim tão estranho eu reagir de forma sentimental à partilha de sentimentos?
Por favor, não me digam mais isso. Não quero mudar isso. Choro e rio-me as vezes que eu quiser. Podem-me colocar regras, podem-me indicar o que devo ou não fazer. O quando me são impostas por quem manda procuro cumpri-las. Mas nos meus sentimentos, nas minhas emoções e na forma como as exteriorizo ninguém manda. Nem eu. Quem manda é o coração.

3 comentários:

  1. Nunca deixe de se emocionar com as alegrias ou as desgraças dos outros e não se preocupe em disfarçar isso; a sinceridade e pureza de coração só incomoda os hipócritas...

    ResponderExcluir
  2. Antigamente um homem não devia chorar. Hoje nem homens nem mulheres. E acabamos sufocados.

    Ontem necessitei de silêncio e tive de suportar uma algazarra do diabo feita por quem também deveria guardar silêncio... E ainda me senti obrigada a manter o sorriso. Imagino amarelo. A autenticidade por vezes trai. Coisas da vida:(

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá ! tudo bem, Padre sandro? espero que sim. Está certo em não aceitar regras de sentimentos eu tb sou assim muito emotiva e acredite numa coisa, eu não tenho dificuldade em lidar com isso, porque o que eu mais detesto é a hipocrisia, não tem que esconder nada eu emociono-me com tudo até com as minhas alegrias,e as alegrias dos outros, confesso e sou da opinião que nunca devemos esconder o que sentimos não há nada melhor que sermos verdadeiros connosco, e com os outros, até porque eu acho que isso não é " defeito é feitio " força e anime-se porque quem está com Deus está com tudo.

    ResponderExcluir