quarta-feira, 23 de março de 2011

YOUCAT

O YOUCAT, catecismo Jovem da Igreja Católica,livro - chega a Portugal a 13 de Abril - é uma síntese da doutrina católica, em formato de pergunta-resposta e é o catecismo oficial Jornadas Mundiais da Juventude de Madrid, que vão decorrer este ano, de 16 a 21 de Agosto.

A Paulus Editora é a responsável pela publicação do YOUCAT (abreviatura de Youth Catechism). este novo instrumento é "pensado fundamentalmente para os jovens, com uma linguagem apropriada, com muitas imagens e textos complementares, sendo que a sua a estrutura básica é semelhante à do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica" - afirma o comunicado de imprensa da Paulus.

O YOUCAT foi desenvolvido por um número considerável de padres, teólogos e professores de religião sob a tutela do cardeal Christoph Schönborn.

A apresentação em Portugal está agendada para o dia 13 de Abril da Igreja São João de Deus, em Lisboa, com presidência do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo a presença do padre Pablo Lima, director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e do professor Marcelo Rebelo de Sousa.

Nas palavras de D. José Policarpo, o YOUCAT é um instrumento para "levar os jovens, numa linguagem mais compreensível, a aprofundar a Fé da Igreja, lendo de novo e de maneira nova, o Catecismo da Igreja Católica".

O mundo actual e na era da globalização, "corre o risco de se tornar numa «cacofonia» de teorias, de visões da vida, de propostas éticas" por isso "só a fé da Igreja, com a grandeza de uma Tradição, ajudará os jovens, sem se negarem ao confronto com esse universo apaixonante, construírem solidamente a sua identidade cristã" - lê-se no posfácio.

O prefácio do Catecismo Jovem foi escrito por Bento XVI, que aconselha a todos "a leitura de um livro extraordinário".

"Algumas pessoas dizem-me que o catecismo não interessa à juventude moderna, mas não acredito nesta afirmação e estou certo de que tenho razão. A juventude não é tão superficial como é acusada de ser, os jovens querem saber deveras no que consiste a vida" - escreve o Papa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário