terça-feira, 10 de novembro de 2009

Pobreza Envergonhada

Das coisas mais duras que tenho de passar como "patrão" é ter de dizer não a quem me pede trabalho, mesmo sentindo que estou a ser injusto. Injusto, porque não tenho lugar na instituição para mais funcionárias e algumas das que lá estão não merecem o lugar que ocupam. Digo isto sem rodeios. Ainda no sábado passado uma senhora estava à minha espera para me pedir trabalho. O marido trabalha na Espanha e já não recebe à dois meses. A fábrica onde ela trabalhava fechou no fim do mês de Outubro. É uma família como tantas outras que no fim do mês pode não entrar um ordenado e há despesas mensais obrigatórias. Isto é terrível. A pobreza envergonhada está cada vez mais próxima de nós. E é envergonhada, porque não sabemos quem são pela vergonha que têm. Quem não tem vergonha de pedir lá se vai safando, mas quem tem vergonha pode estar a passar grandes dificuldades. É um novo conceito de pobreza. Cabe-nos estar muito atentos e diligenciar no sentido de tornar a vida dessas pessoas menos dolorosa. Estejamos atentos. Há muita coisa que podemos fazer. Seremos verdadeiras comunidades se nos preocuparmos com os outros.

Um comentário:

  1. :Pois é,é terrivel,em pleno sec XXI,ainda se falar em pobreza,o dinheiro faz falta não é verdada? quem me dera poder fazer alguma coisa, para acabar com este flagelo, mas não tenho poderio para isso, mas permita-me que faça um comentário em relação a isso.Em pimeiro lugar,se tivesse capacidade de gestão não deixava que por ex:um funcionário meu tivesse mais que uma ocupação, eu explico porquê: porque é assim,um trabalho chega muito bem para cada um de nós vivermos, desde que esse dinheiro seja bem gerido,e assim estava a contribuir para que outras pessoas tb tivessem oportunidade de trabalhar, mas o problema é que, hoje em dia, o materialismo apoderou-se de tal maneira do ser humano, que é difícil, cada um contentar-se com pouco, esquecendo completamento os que vivem com dificuldades, enquanto uns tem tudo outros não tem nada, é triste mas é verdade.Vamos rezar para que o bem seja comum a todos. Bem haja.

    ResponderExcluir