sábado, 3 de abril de 2010

Sábado Aleluia

Jesus Cristo impele-nos a entrar na sua canoa de dentro do Sepulcro... Aos Seus pés permanece a Igreja, meditando na Sua Paixão e Morte e esperando a Sua Ressurreição na oração e no jejum. É o dia, à semelhança do que aconteceu ontem, do silêncio. Calam-se os sinos e os instrumentos. Até o Senhor, Verbo feito Carne, está mudo no Sepulcro… Descansa, depois de ter estabelecido a Paz em todo o Mundo.
O Sábado encontra-se a meio do Tríduo Pascal: entre a Morte de ontem e a Ressurreição de amanhã, detemo-nos no Sepulcro. São momentos para aprofundar. Para contemplar. Jesus faz-nos pensar o que queremos realmente, o que somos, o que queremos ser, o caminho que percorrêmos e ambicionamos percorrer... O altar está desposado e o sacrário vazio. Vemos apenas a Cruz a relembrar que Jesus venceu, com a Sua própria dor, o mal da Humanidade. É Ele quem nos dá o que precisamos para viver, quem nos faz vencer...
Apesar deste silêncio, é hoje lançado o grande grito da Ressurreição: é a solene Vigília Pascal. É feita a bênção do Lume Novo do qual se acende o novo círio pascal, símbolo de Jesus Cristo, Luz do Mundo. É o momento da exaltação da Vida deste Senhor que nos salva, que vive e reina para sempre. Depois de tanto sofrimento, Jesus Cristo vem ser a Luz na nossa escuridão... Jesus acende a Sua Luz de Amor no meio de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário