segunda-feira, 25 de maio de 2009

A nossa Missa é às 8... Parte I

Escariz, S. Mamede já não tem organista desde Janeiro. A Eucaristia não é a mesma "coisa", falta algo. Membros da Comunidade ajudaram-me a encontrar uma solução. Fico feliz por ter gente comprometida com a vida Paroquial. A solução está encontrada. Só há um senão: como a nova responsável pelos ensaios do Grupo Coral presta serviço noutra Comunidade, a Missa vai ter de ser, de 15 em 15 dias, às 8.00 horas. Causa-me transtorno, porque vai-me fazer andar para trás, pois tenho de ir a Escariz, vir a Moure celebrar às 9.15 horas e arrancar para Rio Mau, onde celebro às 10.30 horas. Mas não posso pensar em mim. Tenho de pôr os interesses da Comunidade acima dos meus, ou daquilo que é mais fácil para mim. Até aqui tudo bem. Fiz o aviso, este fim de semana, em Moure, que a Missa Dominical, passaria, de 15 em 15 dias, a ser às 9.15 horas. Não vejo qualquer problema para a Comunidade de Moure em num domingo sair da Igreja às 9.00horas e noutro às 10.00 horas. A diferença não é muita. Só que não foi como eu esperava. É que para algumas pessoas de Moure vale tanto a Missa às 8.00 horas como o pequeno almoço às 9.00 horas. É a rotina de todos os domingos. Afirmam que não têm nada a ver com Escariz. "Eles que se desenrasquem. A nossa Missa sempre foi às 8.00 horas"
É impressionante a falta de sentido de Igreja. São capazes de comungar todos os domingos, mas são incapazes de comungar os problemas de outros cristãos e outras comunidades. "O Senhor Padre é de Moure esó depois é que é das outras e ainda pra mais está aqui há 9 anos e em ERscariz só está há 4 anos" Como se isso lhes desse o direito de serem tratados de maneira diferente. Já fiz ver há Comunidade de Moure o porquê de não aceitar este tipo de argumentos e já lhes disse que o horário da Eucaristia Dominical vai alternar entre as 8.00 horas e as 9.15 horas. E há uma ameaça que muito menos posso aceitar: que não me pagam direitos. Não somos todos assim, mas eu nunca deixarei de cumprir os meus deveres/obrigações como Pároco para agradar a uns e desagradar a outros ou por ter medo que não paguem direitos. Isso é ridículo. E quem me conhece sabe que não vou em cantigas nem em ameaças. Em cantigas vou, mas só se for com viola.
É engraçado que em Rio Mau a Missa era às 9.30 horas e quando, há 4 anos, o Sr Arcebispo me pediu para Paroquiar Escariz, S. Mamede, também tive de mudar a hora da Missa. Esta, em Rio Mau, passou das 9.30 horas para as 10.30 horas. Aqui sim, há uma grande diferença, pois as famílias saem da Igreja quase há hora do almoço. E não nego que também fui confrontado. Inclusivé foi-me dito que ia acabar com a Freguesia. Ia ser o fim de tudo. Acontece que a Missa é às 10.30 horas e tudo corre às mil maravilhas. Acredito que há famílias que tenham de deixar o almiço adiantado e que até alguns doimingos cause trnstornos familiares.
A causa destas mudanças exige compreensão e sacrifícios. E eu exijo que nos comunguemos uns aos outros.
Já agora, apenas partilho isto para que possam comungar aquilo que sinto depois do Domingo da Ascensão. Devia sentir algo diferente, mas não me deixaram...

Nenhum comentário:

Postar um comentário