terça-feira, 1 de setembro de 2009

intercâmbio com IPSS's na Alemanha

Depois de 4 dias em Colónia, na Alemanha, regressei ontem ao nosso país. E vim carregado. Carregado não só de cerveja e boa disposição, mas carregado, essencialmente, de ideias, de experiências, de progectos, etc. É um país diferente, com uma forma de vida diferente, mas com mitas ideias que assentarão bem no nosso país e cultura. Nas visitas e encontros efectuados aos lares, serviços de Apoio Domiciliário, centros de juventude e creches, mais de que aprender, enriqueci. Há coisas interessantíssimas. A forma como são aproveitadas as águas da chuva que corre nos caleiros é algo que nos ensina muito, bem como a quantidade de paineis solares que fornece energia para o lar e a que não é gasta vendem-na. Outro pormenor que me fascinou foram os quartos com mobília do próprio utente para que ele se sinta em casa (lembro que é uma cultura diferente, tenho dúvidas se cá isso daria resultado). Nos quartos todas as portas são anti-fogo e todos tem um sistema que quando o idosos sai da cama e coloca os pés no chão a luz acende-se.
Relativamente ao apoio domiciliário destaco 3 coisas: na alimentação estamos muito melhores, pois a deles é comida congelada que é aquecida num micro-ondas para posteriormente ser servida. Destaco também o sistema gps que cada carrinha/carro contém que faz com que a directora consiga, sentada ao computador, saber onde está cada carrinha. Por fim destaco que num raio de 50 Km há 6 instituições de serviço domiciliário. Que grande lição para nós, que num raio de 20 Km temos as mesmas (Cervães, Prado, Lage, Parada, Moure e Freiriz). E a grande diferença é que eles tem uma média de 90 utentes cada instituição e nós, no caso de Moure 50, mas há instituições com 20/25 utentes. Não seria melhor haver menos com serviço domiciliário e mais instituições com outros serviços? É que nenhuma das instituições que referi tem, por exemplo, centro de dia.
Confesso que em termos de creche me parece que estamos melhores. Pelo menos a olhar para a creche que vimos.
Muito mais poderia partilhar, mas deixo apenas aqui alguns traços desta viagem para que aqueles que seguem este blog possam aproveitar esta experiência.

Um comentário:

  1. agora e guardar as melhores ideias para un futuro centro em moure dos convivios e estagios ficamos sempre con alguma coisa a mais parabens pelo seu blogue continue

    ResponderExcluir