quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Amizades

Toda a gente fala muito das amizades. Hoje dou comigo a pensar nas minhas. E ao pensar nelas assusta-me a ligeireza com se fala de amizade e coma facilidade com que se afirma que se faz amigos “do pé para mão”.
Estava a pensar como as nossas relações podem, inconscientemente, ser marcadas por uma estrutural falta de intimidade, de verdade, de transparência. É mais ou menos óbvio que não se pode ter muitos amigos. A Amizade, no verdadeiro sentido do termo, implica tempo, implica investimento, implica abertura, disponibilidade e é humanamente impossível dar tudo isto a muita gente.
Muitas vezes, nas relações que julgamos mais próximas falta-nos verdade, falta-nos mostrar sem medos o que vai dentro, falta mergulhar fundo no outro, falta abrir as portas todas e receber o outro em minha casa, sem medo de mostrar a cama por fazer. Ser amigo dá trabalho, ter amigos dá trabalho. Mas nada é mais construtivo do que uma boa amizade!

2 comentários:

  1. sem duvida concordo plenamente com este texto que aqui deixou.
    ser amigo dá trabalho ter amigis também, mas são uma coisa indispensavel nas nossas vidas, fazen-nos bem, faz-nos bem pensar tenho um amigo com quem posso contar, por vezez veem se pouco falam-se pouco mas quando sabemos que estão lá o coração acalma e tranquiliza. beijinho amigo

    ResponderExcluir
  2. As amizades são efémeras mas saborosas. Há aqueles que vemos poucas vezes, mas que nos marcam para sempre...
    Jesus Cristo, esse amigo eterno, nunca o vi com os olhos da razão, mas sinto-o com a luz da fé. Se a amizade é confiar e acreditar, não percebo porque há tantas dúvidas em desvendar este enigma que é a AMIZADE plena e verdadeira.

    Um abraço e um beijo a todos os meus amigos

    ResponderExcluir