quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Diário de jovem em Taizé IV

2º Dia - 31/1/2011 - Segunda-Feira

7:30 e já o nosso alarme, Liu HaoRan, o nosso companheiro Chinês acorda-nos. Um Banho bem quentinho e lá vamos nós para a primeira oração do dia!!! Sim, leram bem, é a 1ª oração do dia e eu também vou, vou orar ao Mestre, estar mais próximo dele, estar em silêncio, a cantar ou a ouvir a sua boa nova, agradecer por mais um dia e pela oportunidade de poder aqui vir.
Tomamos o pequeno almoço e siga para para a Introdução Bíblica, ou catequese. Formamos grupos e o meu é constituído por 4 polacos, 1 austríaco, 1 polaca e 1 português (eu, o único em 200 :D). Ficamos a conhecer-nos e a trocar experiências e formas de vida, um simples gesto que nos faz refletir e repensar as nossa atitudes e a forma como encaramos a nossa vida. Juntamo-nos todos à espera do almoço e eu inscrevo-me para ajudar na limpeza do El-adiodh, ou seja, as panelas da cozinha de toda a comunidade, contando com os irmãos e os permanentes, são um pouco menos de 400 pessoas! Penso que foi uma das melhores tarefas que poderia ter desempenhado, conheçi gente simpática, sorridente e divertida, incluem-se chineses, koreanos, checos, alemães...
Logo depois temos a o encontro em grupo para partilhar, reflectir, sorrir e aprender. Abordamos perguntas como: O que é a alegria? Quem me falou de Jesus pela 1ª vez? A fé muda a minha vida? Qual a minha vontade? Onde estou a errar? Como posso contribuir para acabar com as divisões sociais, raciais e religiosas? São perguntas muito difíceis de se responder para outros, exteriorizar os nossos sentimentos sem medo de ser criticados e a magia é que ninguém critica negativamente, todos se ajudam e todos têm os seus problemas.
Reflexão terminada ficamos a conversar, rir, tomar chã, rir, descobrir caracteres chineses e japoneses.
Temos a última oração do dia. É tempo de agradecer a Deus por me ter possibilitado este dia de partilha, comunhão e alegria, um dia cheio de emoções e conforto. Deixo-me estar dentro da Igreja após a oração e penso no quão bem me sinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário