segunda-feira, 9 de março de 2009

A vocação da Mulher

Ninguém pode pôr em dúvida que a dignidade da mulher ficará por cumprir se lhe for negado o direito ao dom da maternidade. Este dom pode concretizar-se na sua forma normal, através da consagração matrimonial. Aqui temos o exemplo de Maria, Mãe de Jesus, e também da nossa própria mãe. Ser mãe hoje implica a conciliação com o emprego. Os Governos das Nações deveriam dar todos os meios às jovens esposas para que possam ser mães dentro do escalão etário mais propício. Em vez de subsidiarem as diversas formas de aborto, deveriam criar condições para os nascimentos. A taxa de nascimentos em Portugal é demasiado baixa, pelo que os Governantes devem criar verdadeiros incentivos aos casais para que possam ter mais filhos.Tantas mulheres optam por realizar a sua vocação numa doação total a grandes causas. São disto exemplo Teresa de Calcutá, Teresa do Menino Jesus, Teresa de Ávila e tantas que são missionárias em África e na Índia, ou - aqui em Portugal - acolhem crianças e idosos abandonados pela própria família.

2 comentários:

  1. Apetecia-me acrescentar que, pese embora o valor das "grandes causas", há mulheres que pegam apenas em causas que elegeram como grandes e não é por isso que elas são menores, cumprindo "a experiência de uma maternidade de sentido diverso: a maternidade « segundo o espírito », (cf. Rm 8, 4)mencionada também na MULIERIS DIGNITATEM´.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. Aquilo que para muitos pode parecer pequenas causas ou até causa nenhuma, para quem toma as decisões serão certamente grandes causas. E não podemos catalogar de mulheres menores ou maiores consoante as causas. Desde que uma mulher seja digna já é uma grande mulher.

    ResponderExcluir