terça-feira, 31 de março de 2009

Coméntário ao resultado do inquérito

Chegou ao fim a proposta de votarem no inquérito onde acham que as comunidades devem investir mais. Quero agradecer a todos os que votaram.
CATEQUESE: 5 votos
LITURGIA: 0 votos
IDOSOS: 8 votos
DOENTES: 5 votos
JOVENS: 17 votos
EVANGELIZAÇÃO: 3 votos
NOVAS TECNOLOGIAS: 4 votos
ACÇÃO SOCIAL: 6 votos
Olhando para estes números não nos deve passar em claro que grande parte daqueles que participaram são jovens. Aí vem a constatação das dificuldades que os grupos de jovens estão a ter nas comunidades de Moure, Rio Mau e Escariz S. Mamede. Numa das comunidades ainda esta semana houve uma reunião de animadores, com o Pároco, em que o tema foi precisamente "o que fazer?". Deixai que partilhe, com todos, aquilo que já partilhei com quem tem responsabilidades: os grupos de jovens não podem ser só grupos corais e um mero movimento que prepara actividades para si e para a comunidade. Vamos todos trabalhar.
Quanto à catequese temos vindo, em termos arciprestais, a investir nesta área. Está neste momento a decorrer em várias zonas do concelho/arciprestado uma formação de catequistas. Nas comunidades temos a catequese organizada, não temos falta de catequistas, mas acredito que se pode fazer mais. No caso concreto da Comunidade de Moure há outra dificuldade: o comportamento de alguns anos de catequese. E aqui são os pais que, também um papel importantíssimo.
Sendo que os idosos, normalmente, não frequentam este tipo de espaços e ver que a 2ª maior votação foi nos idosos, deixa-me feliz. Feliz por sentir que é uma preocupação daqueles que são mais novos. O mesmo se pode dizer relativamente à acção social e aos doentes. Em tempos de crise e num meio populacional "velho" e onde há muitos doentes, saber que comungamos estas preocupações deixa-me descansado, porque sei que temos gente para trabalhar.
Esta forma de estarmos em contacto uns com os outros é usar as novas tecnologias para evangelizar. Vamos todos ajudar e participar não só aqui, mas noutros espaços. Os jornais e os novos boletins paroquiais também são um bom contributo à evangelização. Mas há mais para fazer.
O único item sem votos foi na liturgia. Isto leva-me a tirar duas conclusões. Primeira: as preocupações estão mais voltadas para o papel da Igreja junto das pessoas e famílias. Segunda: estamos todos a trabalhar bem na liturgia e estão satisfeitos com a forma como se tem celebrado. Aqui temos tido todos um papel importante. Obrigado a todos os que investem o seu tempo na catequese, na liturgia, nos doentes e idosos, nos jovens e na evangelização.
Aproveito para lançar mais umpa proposta: quem voutou (ou não) deixe aqui neste espaço os seus comentários e sugestões em como podemos melhorar. Deixe ideias, propostas para estes pontos em que votaram e para outros que aqui ainda não falamos. PARTICIPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário